pular-linha-excel-01

Como Pular Linhas no Excel

Neste tutorial vou te ensinar três maneiras rápidas e fáceis de pular linha em uma célula do Excel.

Quando você usa o Excel para armazenar e manipular entradas de texto, às vezes você pode querer que uma determinada parte de uma string de texto comece em uma nova linha. Um bom exemplo de texto com várias linhas pode ser etiquetas de endereçamento ou alguns detalhes pessoais inseridos em uma célula.

Na maioria dos aplicativos do Office, iniciar um novo parágrafo não é um problema. Basta pressionar a tecla Enter no teclado. No Microsoft Excel, no entanto, esse trabalho é diferente, pois pressionar a tecla Enter completa a entrada e move o cursor para a próxima célula. Então, como se cria uma nova linha no Excel? Existem três maneiras rápidas de fazer isso.

Como iniciar uma nova linha na célula do Excel

A maneira mais rápida de criar uma nova linha em uma célula do Excel é usando um atalho do teclado:

  • Atalho do Windows para quebra de linha: Alt + Enter
  • Atalho do Mac para alimentação de linha: Control + Option + Return ou Control + Command + Return

No Excel 365 para Mac, também é possível usar Option + Return. Esta primeira é o equivalente à tecla Alt no Windows, então parece que o atalho original do Windows (Alt + Enter) agora funciona para Mac também. Se não funcionar para você, tente os atalhos tradicionais do Mac acima.

Se estiver acessando o Excel para Mac via Citrix, você pode fazer uma nova linha com a combinação de teclas Command + Option + Return.

Para adicionar uma nova linha na célula do Excel com um atalho, siga estas etapas:

  1. Clique duas vezes na célula onde deseja inserir uma quebra de linha.
  2. Digite a primeira parte do texto. Se o texto já estiver na célula, coloque o cursor onde deseja quebrar a linha.
  3. No Windows, segure Alt enquanto pressiona a tecla Enter. No Excel para Mac, segure Control e Option enquanto pressiona a tecla Return.
  4. Pressione Enter para terminar e sair do modo de edição.

Como resultado, você terá várias linhas na célula do Excel. Se o texto ainda aparecer em uma linha, certifique-se de que o recurso Quebrar Texto esteja ativado.

pular-linha-excel-01

Dicas para pular linhas no Excel

As dicas a seguir mostram como evitar problemas comuns ao inserir várias linhas em uma célula e demonstram alguns usos não óbvios.

Habilitar quebra de texto

Para ver várias linhas em uma célula, você precisa ativar a opção Quebra Automática de Texto para essa célula. Para isso, basta selecionar a (s) célula (s) e clicar no botão Quebrar Texto Automaticamente da aba Iniciar, no grupo Alinhamento. Em alguns casos, você também pode  ajustar a largura da célula manualmente.

Adicione várias quebras de linha para aumentar o espaçamento entre as linhas

Se deseja ter um intervalo de duas ou mais linhas entre as diferentes partes do texto, pressione Alt + Enter duas ou mais vezes. Isso irá inserir alimentações de linha consecutivas em uma célula, como mostrado abaixo:

Crie uma nova linha na fórmula para facilitar a leitura

Às vezes, pode ser útil mostrar fórmulas extensas em várias linhas para torná-las mais fáceis de entender e depurar. O atalho de quebra de linha do Excel também pode fazer isso. Em uma célula ou na barra de fórmulas, coloque o cursor antes do argumento que deseja mover para uma nova linha e pressione Alt+Enter para completar a fórmula e sair do modo de edição.

Como inserir uma quebra de linha após um caractere específico

Caso você tenha recebido uma planilha com muitas entradas de uma linha, quebrar cada linha manualmente pode levar tempo. Felizmente, existe um truque muito útil para colocar várias linhas em todas as células selecionadas de uma só vez!

Como exemplo, vamos pilar linha após cada vírgula em uma string de texto:

  1. Selecione todas as células nas quais deseja iniciar uma (s) nova (s) linha (s).
  2. Pressione Ctrl + L para abrir a guia Localizar e Substituir do Excel e clique na caixa Substituir.
  3. Na caixa de diálogo Localizar e substituir, faça o seguinte:
  • No campo Localizar, digite uma vírgula e um espaço (,). Se as sequências de texto forem separadas por vírgulas sem espaços, digite apenas uma vírgula (,).
  • No campo Substituir por, clique em Formatar e selecione a opção Quebrar Texto Automaticamente. Isso irá inserir uma quebra de linha no lugar de cada vírgula e as vírgulas serão removidas. Se quiser manter uma vírgula no final de cada linha, mas por último, digite uma vírgula e pressione o atalho Ctrl + J.
  • Clique no botão Substituir tudo e ajuste as células se for necessário.

Como criar uma nova linha na célula do Excel com uma fórmula

O atalho do teclado é útil para inserir manualmente novas linhas em células individuais, e o Localizar e Substituir é excelente para quebrar várias linhas de uma vez. Caso você esteja combinando dados de várias células e queira que cada parte comece em uma nova linha, a melhor maneira de pular linhas é usando uma fórmula.

No Microsoft Excel, existe uma função especial para inserir caracteres diferentes nas células – a função CARACT. No Windows, o código do caractere para a quebra de linha é 10, portanto, usaremos CARACT (10).

Para reunir os valores de várias células, você pode usar a função CONCATENAR ou o operador de concatenação (&). E a função CARACT o ajudará a inserir quebras de linha entre eles.

As fórmulas genéricas são as seguintes:

= Célula1 & CARACT (10) & Célula2 & CARACT (10) & Célula 3 & ...

ou

= CONCATENAR (Célula1; CARACT(10); Célula2; CARACT(10); Célula3; ...)

Supondo que os pedaços de texto apareçam em A2, B2 e C2, a fórmula ficaria dessa maneira:

= A2 & CARACT (10) & B2 & CARACT (10) & C2
= CONCATENAR(A2; CARACT (10); B2; CARACT (10); C2)

É assim que você pula linhas em células do Excel. Agradeço a leitura e até a proxima!

Conclusão

Neste artigo vimos diferentes maneiras de pular linhas em uma célula do Excel.

O site deste pessoal aqui foi referência para este artigo. O site é muitoooo bacana com várias dicas legais para Excel, mas infelizmente o conteúdo está em inglês, o que não deixa de ser uma boa referência para quem conseguir acompanhar. Eu recomendo.

Eu sei que não é comum ler um artigo deste, como tutorial, e repetir para aprender, mas recomendo fortemente que você tome coragem de repetir todo o passo-a-passo. Eu penso que praticar é a melhor maneira de aprender e, embora pareça simples, é preciso se acostumar a navegar entre as telas e fórmulas do Excel para que no futuro você possa se tornar um usuário avançado.

Portanto, continue lendo mais sobre Excel básico aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *